Trabalhos realizados a partir da análise do conto de Teolinda Gersão " Avó e neto contra vento e areia"

Avó e neta contra páginas e palavras

Eu e a minha avó temos uma relação muito próxima! Adoramos estar juntas e passamos grandes momentos felizes.

No céu radiava um esplendoroso sol que iluminava a nossa manhã! Estávamos no jardim, ambas pensativas…

Sonhávamos descobrir o mundo, tantas coisas que há para saber! Tanto uma como a outra amávamos flores e desejávamos estar repletas delas.

Aquele dia era especial não tinha aulas então, era um dia só para avó e neta. Eram estes os momentos que ansiávamos.

Já que não podíamos viajar para ” outro canto do mundo”, resolvemos viajar no mundo da leitura. Porque não? É sempre uma odisseia onde podemos assimilar muitas coisas novas, viver aventuras e desvendar mistérios.

O sol já ia alto, mas estávamos numa aventura de palavras, acontecimentos e aprendizagens que não podíamos perder. Já estivemos num canteiro cheio de jacintos, tulipas, orquídeas e rosas. Visitamos o Alasca e já sabemos como é o quotidiano dos esquimós e muito mais. No final da tarde ainda tivemos tempo para visitar os confins do mundo.

Aquele dia foi memorável! Foi mais uma das grandes aventuras que passei com a minha avó. Ultrapassamos juntas páginas e páginas de palavras abundantes em cultura e informação. No final do dia respirávamos  palavras e páginas de sabedoria.

Ana Margarida Lopes, 7.º c, N.º 3

Momentos bem passados com a minha avó

Eu e a minha avó gostamos muito de passear, então decidimos ir até à Povoa de Varzim.

Fomos cedo para aproveitar bem o dia. Estava um dia lindo, e, como a minha avó gosta de ir tomar o seu pequeno-almoço, fomos até a um café perto da praia. Sentámo-nos na esplanada porque eu adoro ver o mar a bater nos rochedos enquanto os raios de sol me batem nas pernas.

Eu e a minha avó adoramos ir à praia e ouvir o som das gaivotas e do mar, sentir o cheiro a maresia e ver os pescadores a pescar.

Fomos montar o panal e o guarda-sol e ficámos a apanhar sol. Depois fomos dar uma caminhada pela areia. A minha avó gosta de encontrar estrelas-do-mar, búzios, conchas…

Tirámos fotos nos rochedos e na água.

À tarde fomos comer um gelado e acabámos por jantar lá. Ficámos a ver o pôr-do--sol e depois fomos para casa.

Foi um dia fantástico, queria repetir mais momentos assim.

Joana Silva, n.º12, 7.ºC

Um dia passado com o meu Avô

Em 2005, quando eu tinha 4 anos, passei umas fantásticas férias no algarve com os meus pais e os meus avós.

Costumamos ficar numa casa perto da praia, lembro-me perfeitamente daquela praia, com uma areia quente, um mar calmo e um azul profundo.

Adorava brincar na areia e na água com os meus pais, lembro-me também da paciência e do carinho com que o meu avô se dedicada à brincadeira comigo na areia, fazíamos castelos e apreciávamos as gaivotas a sobrevoar o céu.

Por trás da casa onde passamos as férias, existia um pinhal onde muitas pessoas passavam as tardes quentes de verão.

Como a tarde passada na praia já se tornava cansativa, eu e o meu avô decidimos fazer uma caminhada pelo pinhal. Fomos até uma gelataria comer um gelado. Sentia-me cansada, mas aquela tarde passada com o meu avô estava a ser muito divertida. Estava tão cansada que, durante a caminhada de regresso a casa, adormeci, enquanto andava. O meu avô conta-me que se riu bastante, pegou em mim e trouxe-me ao colo até casa.